É importante reconhecer as dificuldades no RH para pequenas empresas por vários fatores. De acordo com o Sebrae, existem 6,4 milhões de estabelecimentos considerados como micro ou pequenas empresas. O número não para de crescer, especialmente com Microempreendedores Individuais (MEI) expandindo seus negócios aos poucos.
Saber que um negócio está crescendo é maravilhoso e precisamos dar todo apoio.
Um pequeno negócio possui características únicas e diferentes de empresas de maior porte. Eles têm a capacidade de ser tão eficientes quanto uma empresa maior, mas o RH sofre em especial.
Confira algumas dificuldades, e como resolvê-las, no artigo abaixo.
Primeiro de tudo, o RH para pequenas empresas é complexo porque não existem tantos recursos ou pessoas disponíveis.
Enquanto uma grande empresa consegue mobilizar uma equipe para recrutar, por exemplo, uma PME precisa encontrar soluções com uma ou duas pessoas da área.
Sem um RH para pequenas empresas adequado, fica difícil adaptar-se às mudanças no mercado e encontrar capital humano. Um negócio não pode sofrer com a falta de pessoal estratégico para inovar, desenvolver novas soluções e crescer.
Gestores de PMEs provavelmente já anunciaram uma vaga e tiveram dificuldade de encontrar o profissional certo. O RH para pequenas empresas pode ser limitado, seja por tempo, falta de pessoas ou custos. Assim, a seleção se transforma num processo ainda mais complicado.
Em muitos negócios é o próprio gestor que realiza a seleção de pessoal. A falta de tempo também pode fazer com que o profissional de RH pule passos essenciais na seleção.
O resultado é uma empresa com alta rotatividade de pessoas e que não consegue preencher cargos estratégicos.
A falta de recompensas está relacionada com a dificuldade de encontrar talentos. As gerações atuais não procuram somente um salário atraente, mas empresas que estimulam seu crescimento pessoal e profissional.
Portanto, uma vaga que não possui oportunidades de desenvolvimento deixa de ser atraente.
Deseja colaboradores inovadores e que contribuem para o crescimento do negócio? Não existe melhor maneira de engajar do que desenvolvendo um sistema de recompensas. Elas podem acontecer tanto através de progresso de carreira na empresa ou oferecendo capacitação.
Mesmo na vida pessoal qualquer um gosta de ter seus talentos e feitos reconhecidos pelos pares. Portanto, por que em empresas não deve acontecer o mesmo?
No entanto, o RH para pequenas empresas têm dificuldades de fazer isso acontecer, principalmente por dificuldades de liderança.
Os líderes de uma equipe precisam ser instruídos para reconhecer o desempenho dos colaboradores e divulgar isso. Atingiu uma meta ou encontrou uma solução para um problema especialmente difícil?
Não é só o líder que merece ser citado, mas todos os envolvidos.
O RH para pequenas empresas, com frequência, comete um erro: misturar funções ou dar funções de outro cargo para o colaborador que já está na empresa.
Eventualmente, quando essa pessoa precisar sair por qualquer motivo, o momento da contratação chega e ninguém sabe muito bem qual é a função que deve colocar na vaga.
Estabelecer funções claras para um cargo ajuda a tornar a contratação mais eficiente. Para começar o processo é preciso criar um organograma para a organização.
Sabendo exatamente onde está cada profissional, faz com que seja possível cobrar as pessoas certas por resultados.
Está sem tempo para sentar com seus colaboradores e dar feedback sobre seu desempenho? Muitas PMEs também têm o mesmo problema e isso precisa ser resolvido logo! Sem retorno sobre a função que estão realizando funcionários ficam desmotivados.
Além disso, o feedback, tanto positivo quanto negativo, ajuda a estimular um colaborador a melhorar na sua área.
Como resultado, quanto mais certeiro for o feedback oferecido mais forte será o vínculo entre colaborador e empresa.
Portanto, como gestor, é necessário encontrar um tempo mensalmente para fazer isso. Também é possível instruir outros líderes na empresa para darem feedback e transformar isso em um hábito.
Percebe-se que o RH para pequenas empresas é muito limitado por falta de recursos de tempo, capital e pessoas. A seleção é a mais afetada e, com as pessoas erradas na empresa, todo o resto sofre.
Por isso, muitas PMEs vem encontrando soluções ao contratar empresas especializadas em recrutamento e seleção.
Um negócio que trabalha há anos no mercado com seleção consegue criar, anunciar e selecionar para uma vaga com maior eficiência.
Assim, os profissionais de RH, da própria PME, conseguem dedicar mais tempo em melhorar o ambiente organizacional para reter talentos.