Vivemos em tempos de crise, onde, para sobreviver no mercado de trabalho, é necessário apresentar produtividade acima da média. E, para isso, é preciso manter o equilíbrio emocional no trabalho.
Quanto menos concentração obtiver no emprego, mais dificuldade terá ao tomar boas decisões e até mesmo ter uma reação rápida quando houver um problema.
Se antes, transparecer emoções no mercado de trabalho era visto como um ato de fraqueza, hoje é visto como algo natural do ser humano.
Hoje, as empresas buscam muito mais que conhecimento técnico, é necessário ter a habilidade de lidar emocionalmente com as situações.
Ou seja, que o profissional tenha um controle sobre as suas emoções para que o seu desempenho dentro da empresa não oscile.
Mas afinal, o que é equilíbrio emocional?
Qual a importância de trabalhar o seu equilíbrio emocional e até onde ele pode influenciar no seu desempenho?
É sobre isso que iremos falar. Confira essa matéria sobre a importância do equilíbrio emocional no ambiente de trabalho.
O equilíbrio emocional pode ser visto como uma formula matemática: sentimento = razão + emoção (S = R+E). A razão é o uso do consciente, é o ego que avalia a situação.
A emoção é o inconsciente, que tem como objetivo sentir. Enquanto a razão avalia somente o desagradável, como por exemplo o medo, raiva e frustração, a nossa emoção busca sentir somente o desejo, o agradável.
Em outras palavras, é preciso tomar consciência da capacidade da nossa mente e do nosso corpo, mantendo a flexibilidade e a estabilidade frente aos desafios e objetivos.
Mudar não é fácil e não ocorre do dia para a noite, é um processo contínuo, já que sempre estaremos buscando uma homeostase (equilíbrio).
Para isso, veremos mais adiante algumas dicas fundamentais para sair desse condicionamento e obter um equilíbrio emocional.
O equilíbrio emocional é um dos principais fatores para conquistar todos os objetivos e metas na vida.
Ter um equilíbrio emocional é pensar com clareza, ainda que esteja numa situação delicada que necessita tomar uma atitude.
Isso fará com que você tome as melhores decisões sem perder a racionalidade ou, até mesmo, se desesperar em adversidades da vida.
Além disso, é válido ressaltar que o equilíbrio emocional fará com que você tenha relacionamentos mais saudáveis, seja uma pessoa mais calma e tenha um bom convívio familiar.
Obtendo isso, ficará cada vez mais fácil que você obtenha sucesso no seu ambiente familiar.
Há diversas formas de adquirir equilíbrio emocional no trabalho.
Separamos algumas dicas para você observar as situações em você mesmo; e criar uma mentalidade equilibrada:
O autoconhecimento é dolorido mas é libertador. Conhecer a si mesmo dará uma visão mais completa das suas dificuldades, dos seus defeitos e como você pode melhorar em diversos aspectos.
O autoconhecimento pode vir através de livros, cursos. Mas há um que autoconhecimento que é fundamental para a evolução: a terapia.
Através da terapia é possível obter uma evolução constante e contínua.
Além disso, depois de algum tempo é possível realizar uma autoanálise do que você melhorou e do que pode ser ainda melhor.
Mas principalmente, será possível notar uma consistência e um equilíbrio emocional mais aperfeiçoado.
A empatia é uma palavra que tem sido bastante utilizada, porém lembre-se: demonstrar empatia não é ser injusto com você mesmo.
Muitas pessoas querem agir de forma empática, acabam demonstrando injustiça em algumas situações.
Por isso separei um exemplo para explicar melhor:
Seu amigo te pede 150 reais emprestado para pagar uma dívida. Você tem 450 reais no banco e necessita pagar uma conta de 400 reais. Se você emprestar 150 estará sendo injusto consigo mesmo. O fato é que nesse caso, você pode ser empático e justo ao emprestar 50 reais.
Para gerir um grupo de profissionais, é preciso ter jogo de cintura. A empatia, juntamente com o equilíbrio emocional, ajudará tanto quanto o conhecimento aliado a técnica.
Em conclusão, é extremamente importante observar as situações em que você se encontra e como agiu.
Observar as situações é uma forma de refletir e sair do condicionamento mental, para que você mude seus hábitos.
Resumindo, esse tipo de experiência fará com que o cérebro lide com situações e questões que geraram traumas graves.
Gostou da matéria? Comente aqui qual a sua maior dificuldade em relação ao equilibro emocional no trabalho.
Confira outras matérias em nosso blog.